quarta-feira, 29 de junho de 2011

A galinha é legal!


Nunca tive criação de galinhas, e às vezes nem quem tem sabe tudo a respeito dessas bichinhas.
Aposto que como eu, mta gente já se pegou perguntando/pensando sobre como forma o ovo, como é a cópula da galinha com o galo e tantas coisas...
Agora q eu ja sei um bocado de coisas, cheguei a conclusao q a galinha é legal!

Tá certo, a galinha é bobinha tb. Ela só come, cisca, bota ovo, choca... tb pudera, seu cérebro é menor que seu olho! Ela nem imagina q é tão legal, anatomicamente falando.

Olha só:
- a coxinha da galinha, que tantos adoramos, na verdade é a canela da galinha, e a tal sobre coxa é q é a coxa.
- coxinha da asa não existe. Quem será q inventou isso?
- a gema dos ovos são os óvulos do ovário da galinha. E lá dentro da bichinha pode-se ver as gemas, bem como é uma gema cozida, porém dentro da galinha elas tem uns vasinhos e tals. Qdo atingem o tamanho ideal (q para saber qual é, basta pegar um ovo e olhar a gema), a gema cai num conduto chamado oviduto, para começar a gerar um ovo.
- o ovo leva em torno de 25 horas para ser totalmente formado, sendo que desse tempo, 21 horas o ovo fica no útero da galinha para a formação da casca. (pobre galinha!)
- o ovo sai pela vagina da galinha, q tem sua saída num compartimento da cloaca diferente de onde sai a urina, logo, o ovo é limpinho. Se compraste ovo melecado, é culpa do dono da galinha que não está preocupado com sua saúde e deixou o ovo se sujar no galinheiro.
- a moela é o estômago mecânico da galinha. Tem uma camada muscular espessa (os tais "miúdos") q se move a fim de triturar o alimento q a galinha engoliu, pq a coitada não tem dentes, engole tudo inteiro e vai depositando no papo, q vai levando aos poucos pra moela triturar.

Agora uma do galo... acho q descobri de onde saiu a expressão "mas ahhh galo véio", qdo estamos falando de um cara machão, pegador.
Acontece que o frango (galo novinho) tem os testículos super pequeninhos, tipo um feijão, e conforme vai envelhecendo, os testículos crescem quase que desproporcionalmente, de tão grandes q ficam. Tu abre o galo e leva um susto, do tamanho q são! hehe

Tinha o costume de dizer, ao abrir um ovo com manchinhas brancas ou escuras na clara, q ali estava o pinto que não desenvolveu, em tom de brincadeira e pra fazer nojinho com o ovo, mas achando que de alguma forma isso era verdade.
Dãã, agora sei q isso não tem nada a ver. Se é pra nascer pinto, o óvulo (gema) já vai ser fecundado lá no início de tudo, antes de cair no canal de formação do ovo.

Eu achava q a galinha era só um pedaço de carne e coração (a propósito, daqueles tubos grossos q vem no coração comprado no mercado, um é a artéria aorta), com algumas outras estruturas sei-lá-quais pq isso nunca interessou ou pq nunca precisei pensar nisso.
Mas ela tem tudo, um bacinho, uma vesiculinha biliar, um figadozinho, dois pulmõezinhos, rins até bem grandinhos, e até sacos aéreos! Tem traquéia, laringe, faringe, esôfago... Ah, mas a galinha não tem bexiga!

Em resumo, a galinha subiu no meu conceito!


Um comentário:

  1. Acho que isso mostrar que não só a "galinha é legal", mas tb que a "Veterinária é legal para leigos"... postar algo do gênero para Engenhação Computarística não daria muita audiência, por exemplo! :P

    ResponderExcluir